Friday, November 23, 2007

BRINQUEDOS PERIGOSOS À VENDA


Peças soltas e pequenas que podem ser fatais na traqueia de uma criança, pilhas à vista que em contacto com a boca dos petizes libertam substâncias tóxicas, computadores e bonecas que não resistem ao ensaio da queda, bases cortantes e pontas aguçadas são alguns dos exemplos dos brinquedos extremamente perigosos à venda no mercado.
A ‘Proteste’, revista da associação de consumidores Deco, apresentou um estudo no qual, entre 30 brinquedos comprados em hipermercados, lojas da especialidade e lojas chinesas, 18 chumbaram.
“Nós ensaiámos com um pequeno cilindro que simula a traqueia de uma criança e muitos brinquedos chumbaram”, disse Teresa Belchior, responsável pelo estudo da Deco. O Observatório Nacional de Saúde registou em 2006 vários acidentes infantis com peças de construção e de legos, triciclos, trotinetes, peluches e outros brinquedos. Já a Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) disse que as crianças são uma prioridade. “Apreendemos cerca de 35 mil brinquedos e a fiscalização dos mesmos é uma das nossas prioridades.”
Em 2005 morreram 30 crianças portuguesas com idades entre um e quatro anos sem ser por doença, acidente, afogamento ou queda mas sim por “causas externas de mortalidade”, conforme consta de um estudo do Instituto Nacional de Estatística. Entre as causas contam-se a asfixia e a sufocação, que pode acontecer com um brinquedo.Teresa Belchior diz que a legislação tem de mudar: “Há brinquedos que são retirados do mercado e que nunca lá deveriam chegar. Pedimos a alteração urgente da directiva, a fiscalização e a aplicação imediata de sanções aos fabricantes e aos distribuidores.”
Todos os brinquedos que não tenham instruções em português, rotulagem, instruções, idade apropriada, nome e morada do fabricante ou do distribuidor são, logo à partida, considerados perigosos.

5 comments:

maria-joão said...

Pois, os brinquedos...
É que por vezes nem os carissimos são seguros.

Carina M said...

Isso é verdade e nós muitas das vezes na hora de comprar não pensamos nisso. Uma coisa que me mete confusão é aquelas malas com pinturas para crianças. será aquilo seguro?.
Bjs

Sonia said...

eu tento ter em atençao as idades... irritam-me bastante , se o miudo tem 2anos porque raio compram brinquedos para 4ou5....para dar a entender que o miudo é tao esperto que parece ter mais idade????? nao pensam no perigo que é...

Sofia said...

Quando o Afonso fez 2 anos deram-lhe um jogo cheio de peças pequeninas pequeninas... eu olhei para a caixa e o que é que estava lá escrito???? "Maiores de 6 anos"!!!!! Também lhe deram uma camisola para 5 anos porque achavam que o meu filho era "grande"!!!! Bjs

Ana Isabel said...

Eu por acaso vejo sempre as idades.
À Carolina no Natal passado deram-lhe 1 jogo p/ maiores de 6 que eram só peças parecidas c/moedas, nem lhe cheguei a dar, só daqui a uns tempos é que dou.
Bjs